27 de março de 2008

4º Desbitola


“PASSAGEIROS DA SEGUNDA CLASSE”
[doc/21’30/P&B/2001] - 16mm


Direção: Kim-Ir-Sen, Luiz Eduardo Jorge e Waldir Pina
Montagem: Roberto Pires
Produção: Asa Vídeo, Produções Cinematográficas, Audiovisuais e Multimídia Ltda.; Etnia Produções Cinematográficas Ltda.; StocKIMage/MidiaMiX, Imagem e Informática Ltda.
Co-Produção: Universidade Católica de Goiás, Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Área de Documentação Audiovisual


Sinopse

Um olhar cinematográfico humanizado no interior de um manicômio, no qual os pacientes segregados são submetidos ao abandono, isolamento e eletrochoque, e são transformados em verdadeiros lixos humanos.



Release
O documentário "Passageiros da Segunda Classe” mostra um olhar cinematográfico humanizado no interior de um manicômio, no qual os pacientes segregados são submetidos ao abandono, isolamento e eletrochoque. São transformados em verdadeiros lixos humanos. O documentário, com 21 minutos e 30 segundos, de autoria dos fotógrafos Kim -Ir- Sen Pires Leal e Waldir Pina e do historiador e cineasta Luiz Eduardo Jorge, foi rodado no extinto Hospital Adauto Botelho, em Goiânia (GO), em dezembro de 1986, após pesquisa audiovisual realizada entre 1985 e 1987 sendo finalizado em fevereiro de 2001.
Construído e inaugurado em 1954, por iniciativa do Prof. de Psiquiatria Adauto Botelho, então Chefe do Serviço Nacional de Doenças Mentais, o hospital foi fechado e demolido em 1997.
Além do documentário, esta disponível um DVD, e uma exposição fotográfica “Cuidar sim, excluir não”, com 60 imagens (30x40 cm) em preto e branco e em cores.
O filme conquistou foi aceito em mais de 20 festivais de cinema e recebeu nove prêmios, sendo eles:

- 24° REUNIÃO DA ABA – Associação Brasileira de Documentarista, Recife (PE), 2004.
MENÇÃO HONROSA

- III Festival Latino Americano de Cinema, Vídeo e TV – Cuiabá – Mato
Grosso - Agosto de 2002.
PRÊMIO DE MELHOR FILME.

- IV Internacional de Curtas Metragens de Belo Horizonte – Junho de 2002.
MELHOR FILME PRÊMIO DA CRÍTICA.

- IV FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, Cidade de Goiás – Junho de 2002.
MELHOR FOTOGRAFIA. – MOSTRA COMPETITIVA ABD-GO.

- IV FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, Cidade de Goiás – Junho de 2002.
GRANDE PRÊMIO PEDRA GOIANA DE MELHOR FILME – MOSTRA COMPETITIVA ABD-GO.

- 7° Festival Internacional de Documentários “É TUDO VERDADE” -São Paulo e
Rio de Janeiro – Abril de 2002.
PRÊMIO TÉCNICO – MENÇÃO HONROSA.

- 7° Festival Internacional de Documentários “É TUDO VERDADE” -São Paulo e
Rio de Janeiro – Abril de 2002.
PRÊMIO GNT DE RENOVAÇÃO DE LINGUAGEM.

- III FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, Cidade de Goiás –
Junho de 2001.
PRÊMIO DE MELHOR FILME NA MOSTRA GOIANA.

- 34° Festiva de Brasília do Cinema Brasileiro, Brasília, DF – Novembro de 2001.
PRÊMIO DE CURTA EM 16mm


Contato do Diretor
E-mail:
kimirsenphoto@yahoo.com.br
Fone/FAX: (62) 3288-1009 /62. 8451-3469



"O DESESPERO FOTOGRÁFICO DE MEU PAI"

[doc/3’/2003] – Super-8mm


Sinopse
Goiânia, anos 80. O homem com a câmera Super-8 documenta a sua família. Lembranças da infância, projetadas na parede da casa de um amigo e editadas vinte anos depois.


Ficha Técnica
Câmera e som: Carlos Cipriano Gomes
Direção, edição e roteiro: Carlos Cipriano Gomes Jr.
Produção: Andréia Miklos e Sérgio Valério
Produtora: Fora da Lei - Rádio, TV e Cinema


Histórico de participação em mostras e festivais
· 20 de outubro de 2003:
Mostra Vídeos Inscritos - Festival “A imagem em 5 minutos” (Salvador - BA)
· 26 de janeiro de 2004:
Mostra de Vídeos da Fora da Lei, seguida de debate - III Mostra “O Amor, a Morte e as Paixões” (Goiânia - GO)
· 7 de fevereiro de 2004:
Sessão Quase Memória - Mostra do Filme Livre (Rio de Janeiro - RJ).
· 14 de maio de 2004:
Mostra AGCV em Cartaz (Goiânia - GO)
· 3 de junho de 2005:
Sessão Curta o Curta - FotoRio 2005 – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro


Release
A idéia de fazer “O desespero fotográfico de meu pai” surgiu a partir do contato do núcleo Fora da Lei com o compositor Marco Scarassatti, que lecionou a disciplina de Som na Skópos Escola de Cinema, em 2003. O professor apresentou um curta de sua autoria, fotografado na bitola Super-8. Os então alunos Carlos Cipriano e Sérgio Valério estavam interessados em saber o custo do telecine para esta bitola, pois guardavam alguns rolos na gaveta - imagens da infância que há muito se deterioravam. A idéia era fazer documentários com tais cenas, para guardar no arquivo pessoal e enviar aos parentes distantes (mãe do Sérgio, pai do Cipriano, irmãs de ambos).
Como alternativa ao método de alto custo para fazer um filme ideal, o professor Marco sugeriu a “telechinelagem”, que é um método caseiro para o telecine, chegando-se a um filme possível. Na “telechinelagem”, os rolinhos Super-8 de 3 minutos de duração são projetados na parede de casa e a projeção é gravada com uma câmera digital. A qualidade da imagem não fica a mesma do laboratório, mas atendia perfeitamente à necessidade de matar a saudade naquele momento. Foi assim, com a intenção de resgatar alguns pedaços do passado que este filme surgiu, na casa de Sérgio Valério. Para além da sorte de ter guardadas as imagens em Super-8, Cipriano contava também com uma fita K-7 contendo o áudio de entrevistas que seu pai realizou entre 1983 e 84. Vinte anos depois, o pai assistiria ao filme que fez com o filho, compartilhando o gosto pelas imagens do cotidiano fugaz vivido em família.
“O desespero fotográfico de meu pai” foi exibido pela primeira vez numa sessão não-competitiva do Festival “A imagem em 5 minutos”, na cidade de Salvador (BA), em outubro de 2003. Em janeiro de 2004 participou da Mostra “O Amor, a Morte e as Paixões”, que apresentou uma mostra exclusiva com os vídeos da Fora da Lei, seguida de debate. Em fevereiro integrou a sessão Quase Memória da Mostra do Filme Livre (RJ), cujo catálogo aponta a nostalgia familiar superoitista presente no filme. Em maio deste mesmo ano, participou da Mostra “AGCV em Cartaz”, realizada no Cine Lumière Bougainville. No ano seguinte, foi convidado para a Sessão “Curta o Curta” do Ateliê da Imagem (RJ), que fez parte da FotoRio 2005 - Encontro Internacional de Fotografia - sendo exibido ao lado de outros curtas que dialogam de forma original com a fotografia, expressão e instrumento de criatividade artística e/ou documental, como “Vinil Verde”, de Kleber Mendonça Filho. Recentemente, o “Desespero Fotográfico...” foi convidado para ser exibido no programa “Curta Cultura” - mantido pela Cultura Inglesa - em sessão programada para abril de 2008, no Centro Brasileiro Britânico de São Paulo.
O filme pode ser conferido também no site Curtagora:
http://www.curtagora.com/filme.asp?Codigo=6363&Ficha=Completa


Telefones de contato do diretor
Celular: 62. 9665-1811
Residencial: 62. 3287-5783
Faculdade Cambury: 3236-3038 (Coordenação de Curso) / 3236-3006 (Laboratório)
E-mail:
carlos.cipriano@bol.com.br



“BERNARDO ÉLIS FLEURY DE CAMPOS CURADO: ESCRITOR”
[doc/16 min/1994] – 35mm


Sinopse
O escritor Bernardo Elis é velado e enterrado por seus personagens.


Ficha Técnica
Direção e Roteiro: PX Silveira
Direção de Fotografia: Antônio Segatti
Assistente de Câmera: Eudaldo Guimarães
Direção de Produção: Heloísa Soares
Co-produção: Centro de Produção Cultural e Educativa - UNB. Stillus Comunicação
Still: Luis Elias
Música: Belkiss Spenciere de Mendonça
Música incidental: Charles Dartagnan
Montagem: Pedro de Oliveira
Cenografia: Shell Júnior
Assistentes de Cenografia: Juliano de Morais, Celso Aparecido de Souza
Assistentes de Produção: Anna Márcia Borges teixeira, Cinara Gomes, José Matos, Viviane Fleury
Chefe-eletricista: Mário Ferreira
Maquinista: Newton Fernades
Estagiários: José gabriel (Poró), Érico rassi
Participações Especiais: Antônio Poteiro, Brasigóis Felício, Omar Souto
Depoimentos: Domingos Félix de Souza, Gilberto Mendonça Telles, José Asmar, Nelly Alves de Almeida, Ursulino Leão
Apoio Cultural: BEG - Banco do Estado de Goiás


Contato do Diretor
Email:
pxsilveira@mac.com

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