10ª EDIÇÃO DO CINE ROOTS PROMOVE INTERCÂMBIO ESTADUAL DE CURTAS-METRAGENS COM OS FILMES EXIBIDOS NA 4ª MOSTRA AUDIOVISUAL DE CAMBUQUIRA (MG)
O Cine ROOTS segue seu caminho cinematográfico e traz em sua décima edição uma seleção de curtas que foram exibidos na 4ª Mostra de Audiovisual de Cambuquira, a MOSTRA MOSCA, que aconteceu de 9 a 13 de julho deste ano na cidade de Cambuquira (MG). O Cine ROOTS inaugura com esta mostra itinerante da MOSCA uma série de trocas que visam o intercâmbio de acervos de cineclubes e mostras nacionais.
Neste ano, a produção da MOSCA recebeu um número recorde de inscrições. Foram 294 filmes que buscaram seu lugar na tela de cinema da mostra, dos quais foram selecionadas 62 obras. Entre essa gama de filmes, o Cine ROOTS tem o prazer de trazer para Brasília parte desta esmerada seleção. Na próxima terça, dia 26 de agosto, a partir das 19 horas, no bar Raízes (110 Norte, bloco D), serão exibidos 12 curtas, sendo 6 ficções, 2 documentários, 3 animações e 1 experimental, totalizando 3 horas de exibição.
"Esse intercâmbio é justamente uma das conseqüências que buscamos ao produzir a mostra, por isso ficamos muito satisfeitas que esteja acontecendo de maneira tão natural", afirma Ananda Guimarães, uma das produtoras da MOSCA.
"Para produzir, sempre pensamos em descentralização e popularização de cultura e formação de público, pois acreditamos que isso é importante não só para o cinema brasileiro, mas também para os espectadores em potencial que não tem acesso à produção, seja em cidades pequenas ou em grandes centros. No contexto de cinema brasileiro atual, em relação ao curta-metragem, fala-se muito na dificuldade de exibição devido ao seu formato não-comercial. Mas não devemos ignorar a quantidade de mostras, festivais e cineclubes que estão se multiplicando pelo país todo. Acho que podemos apostar nesses meios de exibição como difusores e formadores de público para o cinema brasileiro. O intercâmbio entre esses exibidores de diferentes estados expande esse circuito exibidor em crescimento, e fortalece os futuros projetos".
A curadoria da MOSCA é feita pela equipe idealizadora da mostra, que além de Ananda Guimarães, conta também com Fernanda Tonoli, Sharen Zancaner e Maíra Colucci. Formadas no curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP), a curadoria teve como base a análise dos roteiros, estéticas, técnicas e as discussões propostas, sempre procurando dosar cada um desses critérios uma seleção composta por um panorama de linguagens o mais abrangente possível. "Reservamos sempre um espaço para os curtas produzidos na região de Cambuquira, local da mostra, o que têm se mostrado estimulante e proporcionado debates muito ricos para a comunidade", afirma Ananda Guimarães.
Abrindo a mostra teremos o curta de ficção "Nosferatu", dos diretores goianos Heloá Fernandes e Rodolfo Carvalhaes. O filme recebeu o prêmio de Melhor Curta Universitário no 3º Festival de Cinema Brasileiro de Goiânia, em 2007, bem como uma menção honrosa do Sindcine de São Paulo pela Fotografia. Na seqüência, teremos o documentário "Palco Roosvelt", produzido por alunos da UFSCar (SP) e dirigido por Rafael Rolim, que mostra a realidade da Praça Roosvelt e como ela tem sobrevivido como um espaço da comunidade urbana. O curta está na seleção oficial do 19º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, que teve início dia 22 e vai até o dia 29 de agosto. A ficção "Super Herói Fora de Série", produzida em São Paulo e dirigida por Ale McHaddo e Paulo de Tarso "Disco", tem 20 minutos e narra a história de um fã de HQ's que decide virar super-herói.
"Sonido" é uma animação de 5 minutos que fala de maneira singela e delicada sobre a descoberta do amor e do mundo, tendo sido produzido em Santa Catarina e dirigido por Fernanda Fraiz e Cibele Rosa Duarte. Em seguida, o documentário "Corpo de Bollywood: o povo quer cinema", do Rio de Janeiro, traz às telas a realidade da indústria cinematográfica na Índia, e tem a direção de Raquel Valadares. O filme foi exibido na II Mostra de Filmes de Bollywood e no 26º Festival Cinematográfico Internacional del Uruguay.
Outro filme carioca, desta vez uma ficção, toma o lugar no ecrã do Cine ROOTS. Dirigido por Cavi Borges, "Engano" é um filme em dois planos-sequências que fala sobre solidão e desencontros na cidade. O filme participou de diversos festivais nacionais e recebeu vários prêmios, dentre eles o de Melhor Ficção (Júri Popular), na 4ª Mosca, e também os prêmios de Melhor Curta 35mm (Júri Popular) no 8º Festival Curta-SE - SE (2008), Melhor Filme 35 mm no PUTZ - Festival de Curitiba-PR (2008), Melhor Atriz no II Curta Cabo Frio – RJ (2008) e também está na Seleção Oficial 19º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo deste ano.
Representando o cinema brasiliense, a animação "Maria Flor", da diretora Camila Carrossini, conta a pequena história de uma menina. Produzida pela OZI e com grande apuro técnico, participou neste ano da Seleção Oficial do 12º Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) e da Seleção Oficial AnimaMundi.
O experimental "Glauber é Rocha", do diretor Ângelo Lima, é uma homenagem ao cineasta baiano Glauber Rocha, grande personagem do cinema brasileiro. Filmado em 1983 em Pernambuco, o filme foi finalizado em 2008 em Goiás, e traz imagens de Glauber e do próprio diretor do filme, que além de trabalhar com cinema também é artista de circo. "Moradores do 304", animação mineira que tem seu mérito na excelências da imagens e do trabalho gráfico, inova na linguagem cinematográfica e é um verdadeiro deleite para os olhos. Dirigido por Luciano Cata Preta, o filme possui um longo histórico de participações e premiações nos maiores festivais do Brasil e do mundo, como a de Melhor animação no CURTA CINEMA 2007 – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, Menção Honrosa na 9ª Mostra Londrina de Cinema, Menção Honrosa no 6º Festival Paris Tout Court 2008, Mostra do Filme Livre 2008, 13º Festival Brasileiro de Cinema Universitário (2008), Seleção Oficial 19º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo (2008), Seleção Oficial AnimaMundi 2008 e Melhor Fotografia no 5º Festival de Cinema de Maringá (PR), 2008.
belíssimo "Satori Uso", produzido no Paraná em 2007 é uma verdadeira aula de fotografia e linguagem. O currículo de festivais do filme é impressionante: 35º Festival de Cinema de Gramado 2007 (Melhor Filme – Crítica, Melhor Fotografia (para Carlos Ebert, ABC), Aquisição do Canal Brasil, Menção Honrosa no Curta Cinema 2007 - Festival Internacional de Curtas Metragens do Rio de Janeiro e Menção Honrosa na IV Mostra Curta Pará Cine Brasil.
Estreante no cinema como diretor, Fernando Sanches surpreende com o filme "Landau 66". De grande dificuldade técnica, o filme se passa todo dentro de um Landau debaixo de chuva, e traz para as telas suspense e humor na medida correta, com um final surpreendente.Finalizando a sessão, temos o filme argentino do realizador Frandu Almeida, "Proyecto 150", que faz uma sátira muito bem humorada e verdadeira sobre a realidade da produção independente, e mostra que, independente do país de produção, o cinema sobrevive a duras penas quando é feito sem recursos e pouca produção.
O Cine ROOTS é um projeto independente que tem acontecido todas as terças-feiras no bar Raízes, que fica na 110 norte, bloco D. As mostras do Cine ROOTS já exibiram cerca de 60 curtas de diversos locais do Brasil, com exibições gratuitas ao ar livre. A produção do evento é de Pablo Feitosa, Leandro Gugu, Lígia Benevides e Rafael Axé.
A entrada para o Cine ROOTS é franca e a pipoca é por conta do Raízes!Maiores informações pelos e-mails bar.raizes@gmail.com e/ou conosco.cinema@gmail.com e pelos telefones (61) 8535-4873 (Pablo Feitosa), (61) 8418-6539 (Leandro Gugu) e (61) 9164-2520 (Lígia Benevides).
SERVIÇO
Cine ROOTS – Mostra de Curtas do Raízes apresenta 4ª MOSCA – Especial Brasília
Cinema consciente, na rua e de graça!
Dia 26 de Agosto – Terça-feira
19 horas
Bar Raízes – SCLN 110 Bloco D Loja 28 – Telefone: (61) 3033-7330
Entrada Franca
Classificação Indicativa: Recomendado para maiores de 18 anos
Contatos: Pablo Feitosa (61. 85354873) e Leandro Gugu Casarin (61. 84186593) / (bar.raizes@gmail.com) – Produção
Ass. de Comunicação e Curadoria 10ª edição: Lígia Benevides (ligiabene@gmail.com)/(61) 9164-2520
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar!