2 de outubro de 2009

1ª Mostra de Cinema Belga da UnB



Dias Sem a Namorada

(Dagen Zonder Lief, 2007, Diretor: Felix van Groeningen, Bélgica)

O filme mostra o reencontro de 5 amigos dos tempos de colégio, com idade entre 20 e 30 anos, 2 mulheres e 3 homens. Quando Kelly Morena volta à cidade depois de uma longa ausência, percebe que o tempo não ficou parado. Kurt e Kelly Loira tiveram um bebê, Frederic está prestes a se mudar para Bruxellas. Apenas o barman, Nick, continua o mesmo.

Os cinco, juntos, passam por alguns loucos dias, mas percebem que nada será mais como antes.


De Muro a Muro

(D’un Mur L’autre, 2008, 90’, Diretor: Patric Jean, Bélgica)

Do antigo muro de Berlim à nova clausura de Ceuta, na África, este road-movie nos permite atravessar a Europa. Quatro fronteiras mas um só eixo: uma sociedade multi cultural, rica com suas diversidades, apesar de suas tradições de rejeição. Do norte ao sul, o filme oferece encontros, repletos de humor e de ternura, de homens e mulheres que componhem com energia e generosidade uma nova sociedade. Longe de clichês, o filme possui um olhar otimista e por vezes gritante sobre a Europa e sua imigração.


Formidável

(Formidable, 2007, Diretor: Dominique Standaert, Bélgica)

Matthieu é um desempregado profissional que vende doces na porta de uma escola e ajuda crianças a atravessar a rua. Um dia, ele causa uma colisão. Isso pode fazê-lo perder o emprego e ele apela para Marc, a outra parte envolvida no acidente, para livrá-lo da culpa. Mas Marc, que vende equipamentos para a polícia, está cheio de problemas. Ele enfrenta um divórcio litigioso e a falência total de sua empresa. Sua esperança é conseguir vender o estoque de sirenes (gyro-pharos) para a polícia federal para tentar recuperar o que perdeu. Mas sua esposa toma seu carro e seu cartão de crédito é recusado. Matthieu propõe ajudar Marc se ele se responsabilizar pelo acidente. Então, os dois homens com nada em comum viajam para o sul numa motocicleta barata, com os pisca-piscas nos ombros e nenhum dinheiro no bolso. A convivência mais próxima revela o que está por trás das aparências.


Jogada Decisiva

(Buitenspel, 2005, 94’, Direção: Jan Verheyen, Pieter van Lees, Bélgica)

Gilles, um menino talentoso e apaixonado por futebol, é filho de Bert, um treinador que sonha em transformá-lo num grande craque, como Garrincha, e vê-lo jogando no maior estádio da Bélgica. Porém Bert morre inesperadamente e a vida de Gilles fica abalada, o que o faz encarar uma difícil missão: encontrar novamente seu lugar no mundo e aprender que a vida é um jogo em que às vezes você ganha, quando perde.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!