19 de agosto de 2010

Bicicletada de Agosto

Clique na imagem para ampliá-la

A Bicicletada é um movimento iniciado em 1998 em São Francisco (EUA), que se alastrou depois para o Brasil, Portugal e, mais recentemente, Moçambique. O movimento é inspirado na Massa Crítica (critical mass), onde ciclistas se juntam para reivindicar seu espaço nas ruas. Os principais objetivos da Bicicletada são divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano. A Bicicletada, assim como a Massa Crítica, não tem líderes ou estatutos, o que leva a variações de postura e comportamento de acordo com os participantes de cada localidade ou evento (*).

Em Brasília, a Bicicletada começou em 2008, e tem tido realizações regulares desde então, não sem alguns percalços pelo caminho. O trajeto é sempre definido na hora, e geralmente o grupo de bicicleteiros buscam passar por locais onde haja concentração de pessoas, para chamar a atenção para o direito que todo ciclista tem de pedalar na rua.

Mais que um direito, é um dever, pois, segundo a legislação brasileira que regula o trânsito, as bicicletas não podem transitar em calçadas, que são exclusivas dos pedestres. Quem está em cima da bicicleta deve dar prioridade ao pedestre, sempre, assim como quem está em um carro deve dar prioridade a quem está na bicicleta. Além disso, os ciclistas devem respeitar todas as regras do trânsito, como o farol, a faixa de pedestres e a orientação da via. Para quem pedala à noite, é mais do que aconselhável luzes traseiras e laterais, bem como retrovisor e até um apito ou campainha!

Os carros têm que fazer sua parte, evitando ultrapassar em alta velocidade o ciclista, dando uma distância de 1,5 metro em relação a ele, e nunca, nunca, buzinar de forma agressiva. Isso assusta e cria uma atmosfera de guerra no trânsito.

Vamos colocar em prática as palavras que sempre ouvimos saindo da boca dos bons cidadãos: respeito, tolerância, gentileza. Muitas vezes criticamos a violência que vemos na televisão, mas, na nossa vez, somos tão violentos quanto, seja com gestos, atitudes ou palavras.

Bicicleta: um carro a menos.


(*) extraído do Wikipedia