31 de agosto de 2007

Sonho Real - GOG

Vídeo que mostra um pouco do que aconteceu no dia da "Operação Triunfo" da PM contra moradores do "Sonho Real", local ocupado por pessoas pobres, sem-teto, que tentavam ali construir as suas vidas, e que foram expulsas com violência pelos policiais, a mando das autoridades (in)competentes.

Os caminhos da Sua Vó




Para Cris







20 de agosto de 2007

3 Irmãos de Sangue - Trailer

Três Irmãos de Sangue (Brasil, 2006; 102min)
Direção: Ângela Patrícia Reiniger
Roteiro: Ângela Patrícia Reiniger e Cristiano Gualda
Fotografia: Márcio Zavareze
Edição: Cassiano Brandão
Produção Executiva: Marina Dantas Faria
Idealização e Direção Musical: Marcos Souza

Última Carta


"Eu nunca soube amar. Eu nunca soube amar a cada um, eu nunca soube escutá-los como indivíduos. Eu nunca soube aceitá-los feios, fracos e lentos. Traga-me um doente, e não saberei chorar com ele. Mas me mostrem um hospital, e derramarei rios e mares. Eu não sei falar em ouvir um homem, uma mulher ou uma criança. Eu só sei ser coletivo, povo, massa, conjunto.
Sou capaz de ser herói, mas não sou capaz de ser companheiro. Sou capaz de ser soldado, mas não sou capaz de ser enfermeiro. Sou capaz de ser grande, mas não sou capaz de ser pequeno. Nunca dei uma flor, nunca amei uma pessoa. E tenho amor, muito amor, mas nunca dei uma flor. Dou desenhos, dou textos, escrevo cartas, sem contato manual, sem intimidade, sem entrega. Por que desenho? Por que escrevo cartas, e agora peças?
Aqui estão 14 anos de solidão.
Minha arte é fruto da minha impotência de viver com vocês. Minha arte é minha distância de vocês. Abaixo esta peça! Mas juro pela minha mãe que não vejo a hora de pular aí e dar a minha solidariedade, a minha coragem, o meu amor a cada um, pessoalmente. Um dia, eu vou rasgar o papel em que escrevo, eu vou rasgar o bloco em que desenho, eu vou rasgar até esse recado covarde, e vou melar e besuntar vocês todos com meu grande beijo. Vocês vão me reconhecer fácil! Eu vou ser o mais feliz de vocês!”

Henfil.

3 Irmãos de Sangue - Em cartaz em Brasília


O documentário “Três irmãos de sangue” sobre a vida dos irmãos Betinho, Henfil e Chico Mário, direção e roteiro de Ângela Patrícia Reiniger, (contando com Cristiano Gualda como co-roteirista) foi lançado no dia 17 de agosto.

“Queremos prestar uma grande homenagem ao Betinho, dez anos após a sua morte, e também ao Chico e Henfil. O filme fala desses três brasileiros que fizeram da solidariedade a sua grande arma na luta pela vida e que ajudaram a tornar o Brasil um país mais justo e solidário”, afirmou Ângela Patrícia Reininger.

Exibido em maio no Festival de Cinema em Paris 2007, o filme ganhou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Goiânia e menção honrosa no Festival Fêmina em julho deste ano, tendo sido o único representante brasileiro na competição internacional de longas. Já foi apresentado também no Festival do Rio e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo no ano passado.

O documentário é uma realização da No Ar Comunicação, com o patrocínio cultural da Petrobras e distribuído pelo Estação. O Estação, que se especializou, na distribuição, em lançar clássicos do cinema mundial, filmes independentes e cinematografias pouco difundidas, iniciou, em 2006, um projeto de promoção e distribuição de filmes brasileiros, priorizando produções inovadoras e alternativas, como "O Cheiro do Ralo", que alcançou a marca dos 150.000 espectadores, "Fabricando Tom Zé" e "Pedrinha de Aruanda - Maria Bethânia".

O filme mostra a vida de cada um dos três irmãos e como suas ações se misturam com a história política, social e cultural do Brasil na segunda metade do século XX. Eles contribuíram, cada um a sua maneira, para as principais transformações pelas quais passou o povo brasileiro nesse período. Betinho, cientista social, exilado político, fundador da Campanha Contra a Fome e a Miséria e Pela Vida, que foi indicado em 1994 ao Prêmio Nobel da Paz; Henfil, cartunista que lutou pela volta dos exilados durante a ditadura militar e criou a expressão “Diretas Já” como forma de exigir a volta da democracia ao Brasil; e Chico Mário, músico pioneiro da questão da música independente e compositor de canções contra a tortura. Os irmãos definitivamente sabiam da importância da defesa dos direitos humanos e se esforçaram ao máximo para alcançar esse objetivo.

Hemofílicos, foram contaminados pelo vírus HIV através de transfusão de sangue. Isso os tornou um símbolo da luta contra a AIDS no Brasil. O fato do país hoje ser visto como referência mundial no combate à AIDS tem muito a ver com o pioneirismo deles em relação a essa causa. Para eles, a luta pela vida sempre esteve em primeiro lugar.

Como diz Frei Betto no início do documentário: “Eram três irmãos embriagados de utopia, no sentido forte dessa palavra, não apenas como um sonho, mas como um projeto que os engajou numa militância permanente”.

Já Zuenir Ventura, de O Globo, diz que: “A diretora conseguiu mostrar, sem pieguice, bem ao estilo dos três irmãos, como a luta contra a morte pode ser uma exemplar lição de vida”. Luiz Zanin, do Estado de São Paulo, fala que se trata de “Um belo e emocionante filme, que traça a saga de uma família e também de um período, tanto difícil como épico da história recente”. O colunista Sebastião Nery afirmou que “O impacto e mergulho humano do filme vêm da história contada para ser pensada e absorvida. É todo um levantamento histórico, minucioso, sério, biográfico, mas principalmente político, social, de Minas e do Brasil, a partir dos anos 50 até a ditadura de 64 e as batalhas da resistência, do exílio, da abertura, da anistia, das Diretas-Já. Ângela Reiniger não fez um filme de pessoas. Fez um filme do tempo”. E o jornalista e filósofo Jesus Chediak, diretor de Cultura e Lazer da ABI, disse que “esse filme é um presente para quem é em defesa da vida”.

Em Cartaz

Brasília:
Academia Aeroporto 2: 17:20-19:20
Embracine CasaPark 4: 14:40-16:30-19:00-21:30

Rio de Janeiro:
Espaço de Cinema 3: 13:30-15:30-17:30-19:30-21:30
Estação Barra Point 2: 13:15-17:45-21:45
Estação Ipanema 1: 14:15-16:30-18:45-21:00

São Paulo:
Arteplex 5: 14:00-20:00-22:00

Belo Horizonte:
Usina 4: 17:15-21:15

Belas Artes 2: 15:15-17:15-19:15-21:15

Esse é o release de imprensa que está disponível na página do filme: http://www.3irmaosdesangue.com.br/




6 de agosto de 2007

nÓis produçÕes




Sentada há alguma horas em frente a essa tela virtualmente real, tomei a liberdade de reinventar a logo da nÓis produções, e venho humildimente coloca-la ao lado da outra versão da nÓis, criada pela Michele Lisita, em 2005, por acasião do curta ficção "poupe-me dos detalhes sórdidos", da borela. Para fazer essa logo, nóis conversamos sobre o lance de ser algo como pessoas que estão trabalhando, produzindo, no geruíndo mesmo. então a idéia da placa.