Brasília recebe Perro Loco
Mostra Itinerante chega a Brasília e aterrissa no gramado do Cine ROOTS
Por Lígia Benevides e Luisa Maranhão
O Cine ROOTS e o Perro Loco – Festival de Cinema Universitário Latino-Americano dão continuidade a Mostra Itinerante do festival com dez dos filmes exibidos na Mostra Competitiva de 2007, que aconteceu entre os dias 19 e 23 de setembro na Universidade Federal de Goiás (UFG), e trouxe realizadores universitários de 19 estados brasileiros e seis países, de um total de 186 obras inscritas.Da programação oficial do evento, o Cine ROOTS traz a Brasília curtas como “Behr Brasília”, produzido por alunos do IESB, documentário que utiliza a poesia do brasiliense Nicolas Behr para retratar a atual Brasília, seca como sempre e, agora, alvo de demolições por parte do governador Arruda. O público poderá ainda assistir aos curtas “Sete Minutos” (Fac. Estácio de Sá-RJ), “Abraão – O Filme” (UFPR), “Adiós a Cuba” (EICTV-Cuba), “Vai Indo Que Eu Já Vou” (Fac. Cásper Líbero-SP), “Sem Mais Delongas” (UNISINOS-RS), “Terra em Trance” (IESB-DF), “Esconde-Esconde” (UFF-RJ) e “O Flautista” (FTC-BA).
Produzido pelos alunos da Universidade Federal de Goiás (UFG), o festival Perro Loco tem periodicidade anual e realiza em 2008 sua 2ª edição, dos dias 4 a 9 de novembro, na cidade de Goiânia (GO). Na programação deste ano, filmes como “O Brilho dos Meus Olhos” (RJ), “Espuma e Osso” (CE), “Ka’a – La Leyenda de La Yerba Mate” (ARG) e “Chuchu, Vou Me Mandar” (DF), ente muitos outros. Além dos filmes universitários, o Perro Loco traz a Goiânia os longas “Serras da Desordem”, de Andre Tonacci, “Hércules 56”, de Sílvio Da-Rin, oficina de Iluminação com Rodrigo “Horse” Assis, mini-cursos, debate com os realizadores da Competitiva, shows com bandas como Os Canalhas e Orquestra Abstrata, de Goiânia.
A Mostra Perro Loco - Especial Brasília é realizada pela produtora cultural Conosco e pelo bar Raízes. O Cine ROOTS, cuja ênfase de exibição é dada aos filmes de curta-metragem e documentários com temas políticos, após 17 semanas de exibição ininterrupta de curtas brasileiros e tendo exibido mais de 90 filmes em seu gramado, inicia, após a mostra do Perro Loco, um novo formato, com mostras quinzenais.
A partir do dia 11 de novembro as sessões começarão pontualmente às 20 horas e passam a ser quinzenais. Segundo a organização do evento, dessa forma será possível “trabalhar melhor a produção e a curadoria do evento, bem como divulgar com maior antecedências as mostras”, segundo Pablo Feitosa, proprietário do Raízes. A 18ª sessão do Cine ROOTS – Especial Perro Loco – acontece dia 28 de outubro, terça-feira, a partir das 19h30, e está aberta ao público em geral, na 110 Norte, bloco D.
PROGRAMAÇÃO
SETE MINUTOS (2007, Ficção, DVD, 7 min) Faculdade Estácio de Sá – RJ
Curta, filmado em plano seqüência, que mostra o acerto de conta entre dois traficantes.
ABRAÃO – O FILME (2006, Ficção, DVD, 9 min) Universidade Federal do Paraná - UFPR
Uma heresia cinematográfica que desconstrói em sete minutos a mais psicologicamente cruel história do Antigo Testamento. Deus está pronto para lançar sua fúria divina sobre um estressado Abraão, que o faz rever seus conceitos.
ADIOS A CUBA (2007, Documentário, MiniDV, 14 min) Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños – EICTV (Cuba)
Fragmentos de Cuba a partir de cartas de cubanos que estão fora de seu país.
BERH BRASÍLIA (2007, Documentário, DVD, 3 min) Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB)
Nicolas Behr é um poeta Brasiliense que empresta seu poema ao documentário para retratar de forma divertida a atual Brasília, seca como sempre, e agora alvo de demolições por parte do atual governador Arruda.
CRISÁLIDAS (2006, Animação, Mini-DV, 8 min) Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Vivendo trancada em casa com a madrinha, a menina brinca com seu artifício mais poderoso e livre de quaisquer amarras: a imaginação.
VAI INDO QUE EU JÁ VOU (2006, Documentário, DVD, 15 min) Faculdade Cásper Líbero - SP Documentário que trata do imaginário da morte, sobretudo da maneira como imaginamos a nossa própria morte e seu entorno.
O FLAUTISTA (2007, MiniDV, Ficção,15 min) Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC-BA Através de um recorte da vida de Oscar, um músico de rua, após tocar na frente do teatro e se encaminhar ao rotineiro encontro do amigo Alberto, o porteiro do fundo. Mas algo quebrará o automatismo do cotidiano noturno daqueles personagens que convivem no entorno daquele teatro.
SEM MAIS DELONGAS ( 2006, MiniDV, Ficção, 20 min) Universidade Do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS-RS
Fria noite de outono. Michel é assombrado por uma misteriosa fatalidade abstrata. Não sabe se está sonhando, ou drogado como nunca. Ele não pode ficar sozinho...
TERRA EM TRANCE (2007, Documentário, DVD, 27 min) Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB Fugindo dos padrões estabelecidos, um grupo de pessoas de Alto Paraíso (Goiás), fundou a Igreja do Trance Divino (ITD) que admite que através do trance é possível entrar em contato com Deus.
ESCONDE – ESCONDE (2007, Ficção, 16 mm, 15 min) Universidade Federal Fluminense - UFF Um casal de idosos, Amaro e Regina, mora sozinho em um velho apartamento desde a morte do seu único filho, Marcos. No entanto, mesmo com o passar dos anos, Regina não parece ter superado tamanha perda e por vezes imagina que Marcos ainda está vivo.
Sobre o Festival Perro Loco
(Por Comissão Organizadora I Perro Loco 2007 .. www.perroloco.com.br)
Nas últimas décadas, a produção audiovisual na América Latina tem alcançado novos espaços, ganhado destaque e se faz presente em grandes festivais internacionais de cinema, atraindo admiradores e surpreendendo a crítica internacional. Esse cinema agregou valores de uma simples maneira de entretenimento e passou a ter papel fundamental na formação do cidadão crítico, responsável e executor no mundo. Pensando assim, procuramos criar um Festival Universitário para divulgar a cinematografia latina, possibilitando o acesso da comunidade em geral aos cinemas, abrindo um espaço adequado para que estudantes, cineastas e estudiosos da arte pudessem discutir e debater sobre os problemas, os desafios e o futuro desse cinema. Para tanto, foi escolhido como tema central do evento a Identidade Cultural do Cinema Latino Americano. Ele buscará também contribuir para a luta e pelo reconhecimento e fortalecimento das minorias para que possam exigir de seus governantes mais políticas públicas para o combate da desigualdade social. O Perro Loco – Festival de Cinema Universitário Latino Americano, visa dar espaço para aqueles que, mesmo com todas as dificuldades, falta de recursos e atropelos, criam, ousam, experimentam, subvertem. Estudantes que se dedicam ao cinema e enxergam além dos paradigmas estabelecidos pela grande indústria cultural. Que vêem a América Latina sob o prisma da esperança, que acreditam que com sua arte, construirão novos rumos de mãos dadas com a sétima arte.
Por que Perro Loco?
Perro Loco é uma expressão latino-americana que reflete a gana e paixão deste povo. Uma expressão capaz de persuadir não só a construção de um espaço, mas levantar a capacidade de ação sobre ele. Representa o desejo de nossa equipe em levar para cada apaixonado por cinema na América Latina, além da consciência de nossa identidade, a necessidade de fortalecê-la e representá-la. Somos cães-guias, guardiões, de um cinema forte e envolvente. Enlouquecidos por suas cores e sons e dispostos a levar ao mundo a essência de um povo que sobrevive, dia após dia, a toda intensidade de valores e sentidos que a vida pode dar. Latinos são marcados pela resistência, pela pulsão em sobreviver à dor e miséria, pelo desejo de existir, de se fazer ver e compreender. Há uma força vital de instinto. Sabemos que não somos únicos, que assim como nós há vários perros locos espalhados pelas Américas. Não é apenas o Festival que chama Perro Loco, e sim todos nós, latino-americanos.
SERVIÇO
Cine ROOTS apresenta Mostra PERRO LOCO – Festival de Cinema Universitário Latino-Americano
Cinema gratuito, consciente e na rua!
28 de Outubro – Terça-feira – 19h30
Raízes – SCLN 110 Bloco D Loja 28 – Tel: (61) 3033-7330 Entrada Livre
Classificação Indicativa: Recomendado para maiores de 18 anos
Curadoria e Ass. de Comunicação Cine ROOTS:
Lígia Benevides (61. 9164-2520) – Conosco :: cinema..arte
ligiabene@gmail.com
conosco.cinema@gmail.com
Raízes:
Pablo Feitosa (61. 85354873)
Leandro “Gugu” Casarin (61. 84186593)
bar.raizes@gmail.com
PERRO LOCO – Festival de Cinema Universitário Latino-Americano
www.perroloco.com.br
perroloco@perroloco.com.br
Realização: Universidade Federal de Goiás (UFG)
2ª edição: 4 a 9 de Novembro de 2009
UFG – Goiânia (GO) – Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar!