Sobre a importância do som no cinema;
Sobre o que eu penso disso tudo;
Sobre belas coincidências;
Parte 1: O curta-metragem
C'était un rendez-vous, de Claude Lelouch (1976)*
"Leia a história abaixo, deixe de lado a crítica moral e aproveite este extraordinário filme. Em agosto de 1978, o cineasta francês Claude Lelouch montou uma camera giroscopicamente estabilizada na frente de uma Ferrari 275 GTB e convidou um amigo, piloto profissional de Formula 1, para fazer um trajeto no coração de Paris à maior velocidade que ele pudesse. A hora seria logo que o dia clareasse, o filme só dava para 10 minutos e o trajeto era de Porte Dauphine, através do Louvre até a basílica de Sacre Coeur.
Lelouch não conseguiu permissão para interditar nenhuma rua no trajeto.
O piloto completou o circuito em 9 minutos, chegando a 324 km por hora em certos momentos. O filme mostra ele furando sinais vermelhos, quase atropelando pedestres e entrando em ruas de mão unica na contra-mão.
Quando mostrou o filme em publico pela primeira vez, Lelouch foi preso. Ele nunca revelou o nome do piloto e o filme foi proibido, passando a circular só no underground. Se você não viu ainda o clássico, prenda a respiração e clique no link abaixo. Se você já viu, veja de novo, vale a pena.
Ligue o som e curta".
*O vídeo original foi retirado do ar, e não consegui encontrar a versão original completa gratuita. Esse link leva a um trecho de 2:06 do filme original. O filme foi restaurado em alta definição e está à venda por 14.99 pounds no site da Spirit Level Films. (Fev/2013)
Parte 2: O videoclip
Open Your Eyes - Snow Patrol All this feels strange and untrue
And I won't waste a minute without you
My bones ache, my skin feels cold
And I'm getting so tired and so old
The anger swells in my guts
And I won't feel these slices and cuts
I want so much to open your eyes
´Cause I need you to look into mine
Tell me that you'll open your eyes [x4]
Get up, get out, get away from these liars
´Cause they don't get your soul or your fire
Take my hand, knot your fingers through mine
And we'll walk from this dark room for the last time
Every minute from this minute now
We can do what we like anywhere
I want so much to open your eyes
´Cause I need you to look into mine
Tell me that you'll open your eyes [x8]
All this feels strange and untrue
And I won't waste a minute without you
Parte 3: Comentário
Você diria que é o mesmo filme, ou que possuem o mesmo significado? A distinção no plano sonoro transforma todo o sentido do objeto fílmico e da sua narrativa.
Daria um bom parágrafo a feitura do filme quanto ao plano visual, como a câmera foi colocada no carro e de que forma ficou presa.
Sobre o plano sonoro captado, me pergunto sobre a posição do microfone para captar o barulho do motor da forma mais intensa possível. Uma curiosidade interessante é que o barulho de motor não é o do carro que vemos correr, segundo uma pesquisa feita pelo amigo Januário. O barulho que ouvimos é de uma Ferrari que pertence, inclusive, ao diretor. O carro em movimento é uma Mercedes.
Aqui dá pra ver os dois vídeos juntos.
Parte 4: Entrevista com Lelouch
Uau!!
Sobre o que eu penso disso tudo;
Sobre belas coincidências;
Parte 1: O curta-metragem
C'était un rendez-vous, de Claude Lelouch (1976)*
Lelouch não conseguiu permissão para interditar nenhuma rua no trajeto.
O piloto completou o circuito em 9 minutos, chegando a 324 km por hora em certos momentos. O filme mostra ele furando sinais vermelhos, quase atropelando pedestres e entrando em ruas de mão unica na contra-mão.
Quando mostrou o filme em publico pela primeira vez, Lelouch foi preso. Ele nunca revelou o nome do piloto e o filme foi proibido, passando a circular só no underground. Se você não viu ainda o clássico, prenda a respiração e clique no link abaixo. Se você já viu, veja de novo, vale a pena.
Ligue o som e curta".
*O vídeo original foi retirado do ar, e não consegui encontrar a versão original completa gratuita. Esse link leva a um trecho de 2:06 do filme original. O filme foi restaurado em alta definição e está à venda por 14.99 pounds no site da Spirit Level Films. (Fev/2013)
Parte 2: O videoclip
Open Your Eyes - Snow Patrol All this feels strange and untrue
And I won't waste a minute without you
My bones ache, my skin feels cold
And I'm getting so tired and so old
The anger swells in my guts
And I won't feel these slices and cuts
I want so much to open your eyes
´Cause I need you to look into mine
Tell me that you'll open your eyes [x4]
Get up, get out, get away from these liars
´Cause they don't get your soul or your fire
Take my hand, knot your fingers through mine
And we'll walk from this dark room for the last time
Every minute from this minute now
We can do what we like anywhere
I want so much to open your eyes
´Cause I need you to look into mine
Tell me that you'll open your eyes [x8]
All this feels strange and untrue
And I won't waste a minute without you
Parte 3: Comentário
Você diria que é o mesmo filme, ou que possuem o mesmo significado? A distinção no plano sonoro transforma todo o sentido do objeto fílmico e da sua narrativa.
Daria um bom parágrafo a feitura do filme quanto ao plano visual, como a câmera foi colocada no carro e de que forma ficou presa.
Sobre o plano sonoro captado, me pergunto sobre a posição do microfone para captar o barulho do motor da forma mais intensa possível. Uma curiosidade interessante é que o barulho de motor não é o do carro que vemos correr, segundo uma pesquisa feita pelo amigo Januário. O barulho que ouvimos é de uma Ferrari que pertence, inclusive, ao diretor. O carro em movimento é uma Mercedes.
Aqui dá pra ver os dois vídeos juntos.
Parte 4: Entrevista com Lelouch
Uau!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar!