Diante da morte do documentarista Eduardo Coutinho, de uma forma abrupta e impressionante, o que pode ser feito? Ver seus filmes, analisá-los, conservá-los e difundi-los. Recebi por e-mail um "call for papers" que veio a calhar nesse sentido.
A revista de cinema Doc On-Line está com inscrições abertas para sua 16ª edição, cujo tema será o Documentário Ibero-Americano contemporâneo. Diferentes abordagens compõem a publicação: Dossier Temático, Artigos, Análise e crítica de filmes, Leituras, Entrevista, Dissertações e Teses.
Com duas edições ao ano, a Doc On-line é uma parceria luso-brasileira entre Universidade da Beira Interior (UBI, Portugal) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, Brasil). Os editores da revista são Manuela Penafria, da UBI (que foi minha orientadora no mestrado com o "Filmes de Papel") e Marcius Freire, da Unicamp. A publicação é excelente e transita de forma abrangente no estudo do cinema documentário, com diversidade temática e, segundo o site, "com especial ênfase nas abordagens de carácter multidisciplinar".
Lançada em dezembro do ano passado, a última edição tem como foco o tema História e Documentário, e dedica-se a pensar a representação da História no documentário, bem como a contribuição do documentário na construção de uma representação histórica. A partir do olhar da Nova História, defendida por Marc Ferro, o documentário - e, principalmente, a contabilidade dos feature films - são ingredientes importantes para a análise e reconstrução do passado. A diversidade de textos é riquíssima: confira a 15ª edição aqui.
O prazo para envio dos textos é dia 20 de junho. Veja mais sobre as inscrições para a 16ª edição da DOC On-line: Revista Digital de Cinema Documentário aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar!